segunda-feira, 25 de março de 2013

NA DOR, O ENCONTRO...


Bom dia!

Chegamos à semana mais especial do calendário cristão, quando vivemos novamente o mistério do amor de Deus, que entregou seu Filho Único para nossa salvação. Tempo de misericórdia, de graça, de perdão, de assumir os ressentimentos e mexer nas mágoas. É um tempo propício à oração, ao jejum e à abstinência, numa tentativa de treinar o corpo aos anseios da alma, que busca a Deus em cada segundo.

Nós somos feitos para o amor e, por isso, para o encontro. O amor é a abstração do encontro. Encontrar-se é tornar o amor prático, que cura, que salva, que realiza. O amor é o dom mais precioso de Deus, porque é o próprio Deus a derramar sua essência no coração de cada homem e de cada mulher. É a salvação que chega a nós, e nos atinge, como uma flecha inflamada da caridade divina.


Os passos da paixão de Jesus nos levam a um profundo encontro com Ele. Quem não hesita caminhar na dor pode encontrar a eterna alegria; quem não tem medo do sofrimento, rejubila-se com as delícias do céu. A rosa tem, em seu caule, muitos espinhos. Eles a protegem e não é possível pensar uma roseira sem espinhos. A grosseria e ameaça de ferimento que eles conferem não tira em nada a beleza e suavidade da rosa. Cada pétala tem em sua essência um pouco dos espinhos.

O sofrimento nos traz beleza de alma e firmeza nos passos. Não é preciso desejar o sofrimento, mas quando ele chega, é preciso amá-lo. Jesus amou o sofrimento, até o fim. Amou-o por ser instrumento da nossa salvação. É o meio pelo qual o Senhor nos salva da nossa condenação, nos livra dos perigos e nos torna livres da raiz do pecado.

No sofrimento de Cristo somos atraídos pelo amor. Por isso sua Mãe foi ao seu encontro. Maria, a Mãe do Amor, correu-lhe ao encontro por amor, somente. Ela nos ensina como devemos correr ao encontro do Senhor, seja no amor ou na dor. Ela o amou por inteiro, desde o dia que recebeu a mensagem do anjo de que seria Mãe do Salvador. Ela, cheia de graça, nunca mais pôde agir sem ser movida pelo amor e nos ensina também a amar o Senhor em todos os momentos da nossa vida. O amor é perene, não pode acabar.


Da cena do encontro da Mãe com o seu Filho ferido deve brotar em nós a força que gera a fé, pela qual nos aderimos ao propósito de Cristo, que é o amor incondicional a Deus e aos irmãos. Deste encontro doloroso deve surgir em nossos corações o desejo do encontro entre as pessoas, as diversas realidades que vivemos, o acolhimento do diferente e a sobriedade da vivência do evangelho. Neste dia, em que celebramos o encontro de Nosso Senhor e de Nossa Senhora, ambos imersos na dor, embora sejam dores diferentes, devemos nos lembrar daqueles pobres e abandonados, que já não tem com quem se encontrar. Muitos são os solitários do nosso tempo, que não conhecem palavras como "partilha", "amizade", "companheirismo" e "afeto". Lembremo-nos dos que já não reconhecem o valor da família, cada vez mais desunida, fragmentada e desencontrada, realidade tão facilmente percebida na nossa sociedade. Os pais já não encontram os corações de seus filhos, e as mães, já não se encontram como mestras do lar. Nossos jovens, nossos queridos jovens, muitos dos quais escolhem outros encontros, muitos deles nocivos como as drogas e a prostituição, precisam do encontro com o Cristo que cura, salva e liberta. Nosso jovens também precisam encontrar-se com Maria, que nos ensina a acolher e gerar Cristo para o mundo!

Neste ano celebraremos no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude, um grande encontro de fé e alegria, em torno do sucessor de Pedro, o Papa Francisco. Que, a partir deste encontro doloroso de Maria com seu Filho, ambos imersos na dor, possamos fazer do nosso coração um lugar de encontro e acolhida para a juventude do nosso país, a fim de atrairmos cada vez mais jovens para o Reino de Deus, proclamado e inaugurado por Cristo.


Não deixemos de nos encontrar com Cristo nesta semana, em que vivemos intensamente o mistério da Páscoa do Senhor. Seguremos a mão de Jesus com toda a força. Ele mesmo nos conduzirá à sua gloriosa ressurreição.

Para refletir, uma canção muito conhecida, que nos ajuda na reflexão que proponho neste post.


COM TUA MÃO
Suely Façanha





Fraternalmente,


Eduardo Parreiras
Seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte
1° Período de Teologia - PUC Minas


Nenhum comentário:

Postar um comentário