terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A ESTRELA E A MANJEDOURA


Olá, pessoal! Paz e bem!


Já temos quatro velas acesas na coroa do Advento, sinal da proximidade da chegada do Senhor. Está próxima a festa da Encarnação do Verbo de Deus, que veio morar no meio de nós.


Com o Natal do Senhor Jesus, celebramos a paz, a fraternidade, a solidariedade e tantas outras coisas que são transportadas na vivência do amor. Acendemos luzes, montamos árvores e presépios. Por todos os lados vemos os "papais-noeis" enfeitando vitrines ou tirando fotos com as crianças nos shoppings centers. Não gosto deles.


As ruas estão lotadas, o comércio faturando alto. Todo mundo numa correria desenfreada que, ao final, vai dar na mesma de sempre... muitas pessoas tristes por não consequirem comprar o presente que queriam dar, ou porque não ganharam o que esperavam. A data, para muitos, lembra alguém que se foi e deixou uma lacuna difícil de ser preenchida.


Com tudo isso, o Natal não será, de novo, vivenciado. A cada ano percebo que menos pessoas aderem ao nascimento de Cristo como um começo de vida nova. A preocupação com o supérfluo é muito grande, proporcional à correria do fim de ano. A festa do Natal é a festa do Senhor e, por isso, é nossa celebração também. É o momento de celebrarmos o Cristo que mora no coração do outro e no nosso.

Duas coisas me chamam a atenção nos evangelhos que anunciam o Natal de Jesus: a "estrela" e a "manjedoura". Claro que é lindo contemplar o presépio com Maria e José, compondo a sagrada família; também é místico olhar para os pastores que vieram adorar o Senhor e os reis que vieram do oriente trazer-lhe presentes. Jesus Menino é o Deus Infante que nos leva a crer que a infância espiritual nos levará para o céu. Mas vejo uma beleza sem igual nas narrações que relatam a estrela que conduziu os pastores a Belém, e a manjedoura que acolheu Jesus.

Primeiramente, a estrela é um sinal claro de luz. Isso não é novidade para ninguém. Como é lindo ver um céu estrelado! Quem nunca ficou a admirar o céu em uma noite límpida, todo estrelado e a lua cheia a reinar no meio delas? É mágico. Ops!!! Místico! Foi pela orientação das estrelas no firmamento que os europeus começaram a avançar para águas mais profundas em direção às "Índias", quando chegaram à América. A estrela, no evangelho, tem a missão de indicar o lugar do nascimento de Jesus. Aqueles que deveriam adorá-lo viram uma estrela e a seguiram. Mas como saber disso? A resposta está na "luz" que a estrela emite. Era uma estrela mais brilhante e com um realce muito diferente das outras.


Em segundo lugar, a manjedoura é um artefato criado para alimentar o gado e outros animais de pasto. É onde se coloca o feno para a alimentação dos animais. Manjedoura vem da palavra latina "mangiare", ou "manjar" em português, que significa "comer". A manjedoura é o lugar usado para alimentar o gado. Jesus, ao nascer em nosso triste mundo, não teve um berço ou cama que pudesse acolhê-lo. Já nasceu na simplicidade que é condição suprema de sua divindade. É também interessante perceber que, desde que nasceu, Jesus já se dispõe a se fazer "alimento" para a nossa humanidade faminta do céu.


Estrela e manjedoura: eis duas figuras importantes na narração do nascimento de Cristo. Uma mostra onde Ele está e outra O acholhe. E nós, o que somos hoje? Estrela que indique onde o Cristo se encontra, para os homens que ainda não viram a sua luz? Ou manjedoura, para servir o Cristo inteiro, que sacia a fome de eternidade dos homens e mulheres de nosso tempo?

Me parece que o mundo anda carente demais para assumirmos uma só postura. Temos que ser, ao mesmo tempo, estrela e manjedoura, luz e alimento para que o mundo creia que "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14). Como um Deus tão imenso pode vir até nós para nos libertar das amarras do pecado que nós mesmos criamos??? É misericórdia demais!

Preparemos os nossos corações sem correrias, consumismo ou lendas que desviem o nosso olhar da gruta de Belém. Aliás, meu coração caminha para lá... vamos também???

Enquanto aguardamos o Cristo que já está às portas, oremos e vigiemos... Ele virá até nós, outra vez.

Ouçam a belíssima canção "Ao Eterno Amor" da banda Vida Reluz, que eu amo!



Abraços!!!!

Eduardo Parreiras

2 comentários:

  1. Olá, Eduardo! Como sempre, belíssimos e significativos todos os textos que você publica no blog. Você autoriza usar parte deste texto para lermos ao final na Missa de Natal? Ou quem sabe, você escreve uma mensagem para ser lida na Missa de Natal!!! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana!!! Pode publicar uma parte desse texto sim, claro! Provavelmente, não terei mais tempo para escrever, pois a semana está uma loucura! Hoje, por exemplo, fiquei sem energia elétrica no trabalho das 10 h às 16 h, e estou com o trabalho todo atrasado, rsrsrs! Mas será uma alegria saber que alguma parte (ou todo) do texto poderá ser lido na Santa Missa. A finalidade é edificar!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir